Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Apodanthes minarum Vattimo EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-02-2014

Criterio: B2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s): Milton Groppo


Justificativa

Holoparasita interna de espécies de Casearia (Salicaceae) (França, 2009; Groppo, com. pess.) é endêmica do Brasil, com ocorrência na região Sudeste, no estado de Minas Gerais (França, 2009), no município de Viçosa, localidade de São Miguel do Anta e, no estado do Espírito Santo, nos municípios de Cachoeiro do Itapemirim e Marilândia (CNCFlora, 2013). Ocorre em mata alterada em fundo de vale e próximo a cachoeiras, em áreas associadas aos biomas Cerrado (Groppo, 2013) e Mata Atlântica, em altitudes de 400 m (CNCFlora, 2013). Apresenta AOO de 12 km² e está sujeita a três situações de ameaça considerando suas localidades de ocorrência. São ameaças para a espécie a constante perda de hábitat do bioma Cerrado e Mata Altântica, em decorrência da expansão de áreas urbanas e industriais (IBGE, 2013) e da fronteira agrícola nos estados da região Sudeste (Sano et al., 2010; Prefeitura Municipal de São Miguel do Anta, 2013), o que implica o declínio contínuo de EOO e AOO bem como a perda da qualidade do hábitat e de número de subpopulações. Portanto, apesar da grande EOO, é preciso considerar que a especificidade do hábito de parasitar espécies de determinado gênero botânico, os poucos registros de coleta, a falta de ocorrência em área protegida e o limitado conhecimento da sua biologia reprodutiva indicam a necessidade de atenção e investimentos na busca de novos registros da espécie e em planos de ação necessários para sua conservação na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Apodanthes caseariae Poit.;

Família: Apodanthaceae

Sinônimos:

  • > Apodanthes flacourtiae ;
  • > Apodanthes roraimae ;
  • > Apodanthes minarum ;
  • > Apodanthes matogrossensis ;
  • > Apodanthes tribracteata ;
  • > Apodanthes panamensis ;
  • > Apodanthes surinamensis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Referências

- França, F. 2009. Apodanthaceae. In :Plantas raras do Brasil / organizadores, Giulietti, A.M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G. et al – Belo Horizonte, MG : Conservação Internacional. Co-editora: Universidade Estadual de Feira de Santana. 496p.

- Groppo, M. 2013. Apodanthaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB111393>. Acesso em 10 de outubro 2013.

- IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2013. Cidades@ - Cachoeiro de Itapemirim. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/painel/economia.php?lang=&codmun=320120&search=espirito-santo|cachoeiro-de-itapemirim|infograficos:-despesas-e-receitas-orcamentarias-e-pib>., 2013. Acesso em 10 outubro 2013.

- Prefeitura Municipal de São Miguel do Anta. 2013. Disponível em: <http://www.saomigueldoanta.mg.gov.br/?pagina=inicial# >. Acesso em 13 de julho 2013.

- Sano, E.E.; Rosa; R.; Brito, J.L.S.; Ferreira, L.G. 2010. Mapeamento do uso do solo e cobertura vegetal - Bioma Cerrado: ano base 2002. Brasília-DF . MMA/Série Biodiversidades, 36. 96 p.

Como citar

CNCFlora. Apodanthes minarum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Apodanthes minarum>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:12:55